Cerveja faz bem para a saúde? A verdade, sob o ponto de vista da ciência - PORTAL CAPITAL VERDE DE COMUNICAÇÃO

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Cerveja faz bem para a saúde? A verdade, sob o ponto de vista da ciência

  S abia que a cerveja pode fazer bem para a saúde? Embora muitos estudos apontem os malefícios da bebida, a ciência também reconhece pontos...

 


Sabia que a cerveja pode fazer bem para a saúde? Embora muitos estudos apontem os malefícios da bebida, a ciência também reconhece pontos positivos que resguardam os ingredientes (água, grãos, lúpulo e fermento, basicamente). Mesmo antes de saber esses possíveis benefícios, é válido entender que eles só são desencadeados por hábitos moderados, ou seja: sem exageros.

Segundo um estudo publicado na revista The American Journal of the Medical Sciences, a cerveja contribui para a ingestão diária de nutrientes, uma vez que possui vitaminas do complexo B, fósforo, folato e niacina, além de proteínas significativas e fibras. Isso faz, ainda, com que a bebida seja uma fonte alimentar significativas de silício, um mineral que pode ajudar a prevenir a osteoporose.

A própria Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (European Association for the Study of Diabetes) reconhece que as pessoas que bebem cerveja de três a quatro vezes por semana têm menos probabilidade de desenvolver diabetes do que aquelas que nunca bebem. A afirmação vem de um estudo de comparação, mas futuros estudos ainda devem esclarecer mais sobre isso.

Já um estudo da American Heart Association Scientific Sessions acompanhou 80 mil participantes ao longo de seis anos e descobriu que as pessoas que bebem cerveja moderadamente apresentaram um menor risco de doenças cardiovasculares. A pesquisa também mostra que os homens com esses hábitos moderados de beber cerveja são 42% menos propensos a morrer de doença cardíaca.

A cerveja ainda conta com potenciais anti-inflamatórios, de acordo com um estudo publicado na Molecular Nutrition & Food Research. Esses efeitos vêm do lúpulo, cujo consumo interfere nos compostos causadores de inflamação, conforme afirmam os cientistas.

Os componentes da cerveja parecem ajudar até mesmo a prolongar a vida. Acontece que um estudo da University of Texas (EUA) chegou a apontar que as pessoas que bebem cerveja vivem mais do que aquelas que não bebem, embora o consumo excessivo de álcool possa afetar negativamente a saúde. Desde que ingerida com moderação, a cerveja possui uma soma dos benefícios anteriormente citados: um impacto positivo nos níveis de colesterol, diminuição do risco de diabetes e fortalecimento do coração.

Da redação com informações de Canaltech

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela 

Fonte: NBC NewsWebMDDiabetologiaPSU, Int J EndocrinolMILSBiomed Research InternationalThe American Journal of the Medical Sciences

Nenhum comentário